sexta-feira, 5 de novembro de 2010


OS PROFISSIONAIS DA BOLA

Já vem de alguns anos a “invasão paranaense” no mercado de profissionais do futebol brasileiro. Preparadores físicos, preparadores de goleiros, técnicos, e mais recentemente, em cargo de gerência, Ocimar Bolicenho, ex-presidente do Paraná Clube e gestor esportivo pós-graduado, hoje no comando do futebol do Atlético/PR, com passagem recente pelo Santos, e desejado por vários dos grandes clubes brasileiros, por sua competência, experiência e retidão de caráter. Ocimar abre, aos profissionais paranaenses da área, as portas de um mercado até então inexplorado.
Entre os preparadores físicos de excelência, contamos atualmente com dois paranaenses entre os cinco melhores do Brasil: Carlinhos Neves e Robson Gomes. Carlinhos, preparador físico do São Paulo e da Seleção Brasileira, atua, na área, há mais de 30 anos. Estudioso, está sempre na vanguarda, trazendo para o Brasil as últimas novidades no seu segmento. O currículo de “Lampadinha” (como é carinhosamente chamado pelos mais íntimos) é extenso, e a relação de seus títulos é maior que a ficha corrida do Fernandinho Beira-Mar: não conheço outro profissional no Brasil com mais conquistas. Robson Gomes, hoje no Cruzeiro, já comandou a preparação física de grandes clubes brasileiros, tendo também experiência internacional, com passagem pelo Cerro Portenho, do Paraguai;  pela Seleção da Arábia Saudita, durante as Eliminatórias da Copa do Mundo da África do Sul e na conquista do vice-campeonato da Copa da Ásia de 2008. Além de craque da bola. O futebol brasileiro perdeu um grande jogador, mas ganhou um excepcional preparador físico, com a decisão do menino Robson, em 1985, de encerrar sua promissora carreira de atleta e assumir a preparação física dos juniores do E.C. Pinheiros. Além destes dois “monstros”, ainda temos outros tantos brilhando no Brasil e pelo mundo, como: Rodolpho Mehl, Fabiano Rosenal, Fabiano Vieira (o Xhá), Solivan Dalla Valle, Riva Carli, Omar Feitosa, entre outros.
O preparador específico para goleiros surgiu há pouco tempo (somente na década de 80 ganhou força), sendo que esta função era exercida anteriormente pelo próprio preparador físico. Com o surgimento dos preparadores o nível técnico dos goleiros brasileiros aumentou consideravelmente. Hoje, o Brasil exporta atletas desta posição, que em 2010 teve Julio César, da Internazionale de Milão, escolhido pela FIFA como o melhor do mundo nesta posição. O estado do Paraná se destaca também nesta área, tendo entre muitos bons nomes, destaques como: Renato Secco, Pardal, Raphael Santa Cruz, todos tendo como referência Almir Domingues, hoje no Qatar, que já na trabalhou nos maiores clubes do Brasil e no exterior.
Com os treinadores não seria diferente. O precursor desta avalanche de grandes nomes paranaenses, entre os melhores técnicos do Brasil, foi sem dúvida Levir Culpi. Trajetória de sucesso no Brasil, com conquistas por clubes como Cruzeiro e São Paulo, fez e ainda faz muito sucesso no futebol japonês.  Hoje, vemos brilhando intensamente nomes como Cuca, Adilson Batista e Caio Jr. E, despontando neste competitivo mercado, Gilson Kleina, que faz excelente trabalho no Duque de Caxias, na Série B do Brasileirão 2010 e Marquinhos Benatto, hoje trabalhando do Vera Cruz, da cidade de mesmo nome, no México, onde foi astro nos seus tempos de jogador de futebol.
Realmente, nos tornamos fábrica de grandes profissionais da bola. E ainda não falei dos atletas de futebol formados por aqui, nem da medicina esportiva, que evoluiu em nosso estado com em nenhum outro. Mas isto fica para os próximos artigos.  Até lá.


CORRENTE CULTURAL   -   Dica de Hoje

Waltel Branco e convidados (imperdível)
Local: Teatro da Caixa - Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Fone: 2118-5232
Horário: 21:00
Ingressos: Gratuitos  (retirar na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo)



DIA DE VERDÃO NO ALTO DA GLÓRIA

Hoje à noite, às 21h, o Couto Pereira será pequeno para a Nação Coxa Branca. É o momento de empurrar o "Verdão" para uma grande vitória, e para praticamente assegurar o seu acesso à elite do futebol brasileiro, lugar do qual não pode ficar fora, por sua grandeza, história e capacidade. Em campo a equipe vem correspondendo plenamente, e mesmo quando não ganha, como foi o caso do último jogo, contra o Bahia, em Salvador, mostra qualidade e organização, o que deixa todos os que torcem pelo sucesso do Coritiba, certos da ascensão e provavelmente do título da Série B. Todos ao Alto da Glória!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário