terça-feira, 9 de novembro de 2010


NEY FRANCO NA CBF


Alguns dias atrás, a CBF confirmou o nome de Ney Franco, atual técnico do Coritiba, como técnico da Seleção Brasileira Sub-20 e coordenador de todo departamento técnico de base. Além de ser um auxiliar para Mano Menezes, na Seleção Principal. Com isso, a Confederação corrige um erro que vem desde sempre: o de só utilizar, nas seleções de base, profissionais dos clubes cariocas, que há muito não são mais referência nesta área. Há décadas vemos esta injustiça e este descaso com o futebol brasileiro. Hoje, com Ney Franco à frente da Seleção de Juniores, teremos um técnico capaz, vencedor, muito respeitado por todos, representando o Brasil, país do futebol, nos campeonatos internacionais. E não mais desconhecidos, que só por trabalharem nos clubes cariocas, ganhavam o posto sabe-se lá por que. Imprensa, torcida, e principalmente os atletas que possam vir a ser convocados, terão a certeza de que está se fazendo um trabalho sério, e que, de fato, os melhores estarão lá.
E a escolha da CBF (e tenho a certeza de que teve o dedo de Mano Menezes nisso) não poderia ser mais acertada. Ney Franco é hoje um consagrado técnico de grandes equipes do futebol brasileiro. Campeão por onde passou.  Pessoa sensível, inteligente e honesta. Antes disso, foi referência, como técnico, nas categorias de base do Cruzeiro/MG, onde obteve inúmeras conquistas, e ajudou a revelar vários craques para a Raposa, e para o futebol brasileiro e mundial. O Ney, técnico da Sub-20, veremos já no início de 2011, certamente com muito sucesso. Mas o Ney coordenador, já demonstra sua capacidade, ao escolher para as categorias sub-17 e sub-15, Emerson Ávila e Marquinhos Santos (técnico da categoria sub-20 do Coritiba), respectivamente. Ávila é outro formado na base do Cruzeiro. Como Ney Franco, teve trajetória brilhante nas categorias de base do clube mineiro, e já fez bons trabalhos por equipes profissionais, como o Ipatinga. Marquinhos Santos apareceu como técnico das categorias de base do Atlético/PR, de onde saiu, para assumir os juniores do Coxa, com muito sucesso. Golaço de Ney Franco.


MARQUINHOS SANTOS – EU JÁ SABIA
Técnico da Seleção Brasileira Sub-15 – Talento reconhecido


                Foi com muita alegria que recebi a notícia da escolha de Marquinhos Santos para técnico da Seleção Brasileira Sub-15. Ney Franco convidou, o Coxa liberou e Marquinhos aceitou. E todos acertaram em cheio. Faz-se justiça ao trabalho de um jovem técnico, que vem evoluindo, desde que o conheci como técnico da categoria sub-15 do Atlético/PR. E sempre com a mesma humildade, com o mesmo respeito no trato com as pessoas. Meu filho Guilherme foi atleta do Atlético, na categoria infantil, e foi dirigido pelo Marquinhos. Ele e a grande maioria dos atletas adoravam o seu treinador, pois tinham dele o respeito devido, sem xingamentos desnecessários ou humilhações públicas - infelizmente comuns por parte de alguns profissionais da área – e viam nele o líder, que pelos seus argumentos, pela qualidade do seu trabalho, os conduziria às conquistas e ao aprimoramento necessário para evoluírem nas suas carreiras. E o infantil do Atlético/PR neste período venceu tudo o que podia vencer, dentro e fora do nosso estado.
                Acompanhei de perto (por ser seu amigo, do que muito me orgulho) um momento triste para Marquinhos, que foi o desmembramento da categoria sub-15 do rubro-negro, que passou a treinar na sede do CAPA, em Colombo, em forma de parceria. Nestes dias, eu trabalhava na base do Trieste, de Santa Felicidade, e durante um amistoso realizado contra o CAPA, pude sentir a angústia e tristeza dele, em se ver, na sua visão, desvalorizado como profissional. Tentei fazê-lo enxergar, até por ser mais velho e um pouco mais rodado, que certamente isso seria passageiro, pois seria impossível que o Atlético não reconhecesse e valorizasse a sua capacidade em breve. E foi o que ocorreu. Rapidamente ele retornou ao CT do Caju, como técnico do sub-17, depois do sub-20, continuando sua trajetória de muito sucesso.
                Quando fiquei sabendo que Marquinhos assumiria o sub-20 do Coritiba tive a certeza de que o Coxa evoluiria bastante nesta categoria. E não deu outra: campanhas brilhantes em competições importantes como a Taça BH e a Copa São Paulo de Juniores, e um trabalho de excelência no aprimoramento e qualificação das jovens promessas do “Verdão”. O resultado vemos hoje, com vários jovens chegando prontos à equipe profissional.
                Agora, vem a Seleção Brasileira Sub-15. Não tenho a mínima dúvida em dizer que vai ser um grande sucesso, e que essa dezena ao lado do Sub logo se alterará para 17, 18 e 20. Ganha o futebol brasileiro, que terá no comando de sua seleção alguém que pode auxiliar, e muito, na evolução dos futuros craques. O tempo mostrará. Parabéns, amigo Marquinhos. Que Deus continue iluminando teus passos, sérios, dignos e competentes, em busca da concretização dos teus sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário