sexta-feira, 20 de abril de 2012

Foi de arrepiar


Douglas enlouqueceu a Vila com o gol salvador

Nada melhor para o resgate da autoestima de um clube vencedor como o Paraná Clube do que o jogo da última quarta-feira, contra o Ceará. Um 1x1 comemorado como poucas vitórias da história tricolor. No instante que a bola colocada para dentro (não através do pé do tanque Douglas, mas com a alma da nação paranista) tocou a rede dos cearenses, a emoção foi geral. Lágrimas rolaram. Incontáveis.

São momentos assim que fazem tão belo o esporte número um do brasileiro. Para quem já viveu os momentos mais belos da história do Paraná Clube, seja de dentro do campo, ou das arquibancadas (como os mais de 11 mil que estavam na Vila), ou dos milhares em suas casas, de ouvido colado no rádio (e como é bom ouvir um jogo pelo rádio e sonhar), acompanhar o definhamento do clube, doeu muito. Mas os ventos que hoje sopram são diferentes.

Os deuses do futebol prepararam essa surpresa em 2012. Depois do ano mais infeliz da história paranista, com direito a rebaixamento no paranaense e escapar na última rodada do Brasileirão, de cair para a Série C, o ano atual trouxe muita dúvida e medo aos torcedores. Mas trouxe também o retorno de um dos ídolos do clube – Ricardinho – agora na função de técnico, e trouxe também esta vitória, contra o Ceará (até 2011 na Série A), que garante o clube nas oitavas da Copa do Brasil, e recoloca o Paraná Clube na rota dos grandes clubes brasileiros (enfrentará o Palmeiras na próxima rodada).

Tecnicamente, ainda falta muita coisa para que a equipe possa ser considerada apta a buscar os retornos à primeira divisão do paranaense e brasileiro, mas é marcante o resgate de dois ingredientes fundamentais: a volta da “alma guerreira” do Tricolor, principalmente na Vila, e a empatia entre time e torcedor.

Foi de arrepiar.

E agora, o Atletiba

Domingo próximo é domingo de Atletiba. O clássico é cada vez mais comentado pelas insanidades cometidas fora dos estádios do que pela disputa dentro das quatro linhas. Mas esse pode ser diferente. Com o Couto todo verde, o Coxa buscará o título do 2º turno e a oportunidade de decidir o campeonato contra o arquirival. Para o Furacão, a vitória praticamente garante o título de 2012, o que, para quem caiu de divisão no Brasileirão há quatro meses, será surpreendente.

Jogaço. Atletiba,  por si só, já faz bater mais forte os corações envolvidos. Valendo tanto, como esse, será para emocionar. Espero que as coisas se resolvam dentro do campo e não pelos terminais da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário