quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O Segredo do "Leão do Vale"


Ao vencer o Londrina o "Leão do Vale" assumiu a liderança

A campanha do Cianorte neste Campeonato Paranaense de 2012 além de apimentar a competição, mostra a todos que é possível se fazer futebol no interior, com qualidade e competitividade. Para isso, a receita é simples: organização, seriedade, honestidade e competência gerencial.
Sou suspeito em falar sobre o “Leão do Vale do Ivaí”, pois nesse clube vivi por quase três anos e convivi com pessoas das melhores que conheci em minha vida. Posso afirmar com segurança que, desde 2003, o clube se mantém fiel a um trabalho profissional e é administrado como empresa.
Sob o comando do presidente Marco Franzato (proprietário, entre outras tantas marcas, da grife Morena Rosa), e tendo como homens de frente o vice-presidente Carlos Marcato e o diretor de futebol Luiz Carlos Bersani, o Leão é rígido no controle financeiro, montando seus grupos de atletas e comissões técnicas sempre dentro do orçamento do clube.
Há mais de três anos, a direção trouxe o ex-goleiro e ídolo da torcida, Adir Kist, para gerenciar o futebol. Ele e Bersani são os responsáveis em transformar o enxuto orçamento em equipes competitivas. E ambos realizam a tarefa com maestria.
A possível conquista do primeiro turno do Estadual de 2012, que depende da vitória frente ao Arapongas, no próximo domingo, em Arapongas (tarefa dificílima, pois o adversário rivaliza com o Cianorte o posto de melhor equipe do interior), pode premiar a competência e a organização do clube do noroeste do estado. E mostrar às outras equipes do interior do Paraná o caminho do sucesso.

Em tempo

O presidente Marco Franzato
Quando cheguei ao Leão do Vale, no final de 2003, para trabalhar como auxiliar do técnico Caio Jr., o presidente Marco Franzato me confessou que o projeto dele para o clube era de, em  três anos,  disputar a Copa do Brasil. E para a empresa Morena Rosa, de no máximo em 10 anos, estar entre as cinco maiores marcas brasileiras de vestuário feminino.
Já em 2004, fizemos uma ótima campanha no estadual, chegando na 3ª colocação, o que credenciou o clube à disputa da Copa do Brasil. Hoje, de fato, a Morena Rosa é uma das cinco maiores marcas. E em franca expansão.
No final de 2011, Franzato confidenciou que os novos projetos para o Leão do Vale são mais ousados. Nos próximos cinco anos, o presidente imagina ser campeão paranaense e chegar à Série B do Brasileirão. Alguém duvida? Eu não. “Marcão” (como é conhecido o presidente) já me provou que cumpre suas promessas.