quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Aprendizado


O torcedor brasileiro é mesmo um ser estranho. O futebol repetiu as melhores campanhas feitas até agora em Jogos Olímpicos: medalha de prata. Mas é considerado um derrotado, fracassado. Com esse raciocínio, todas as gerações do futebol brasileiro são fracassadas.

Muitos aplaudiram as colocações de Romário, que ofendeu e humilhou o técnico Mano Menezes após a derrota na final. Para mim, foram comentários grosseiros e mal-educados (como o autor).  Evidente que ele estava lá para opinar e tinha o direito de criticar ou elogiar como quisesse. Mas não de ofender e nem de desrespeitar ninguém. Mano foi tão vice-campeão como o próprio Romário, em 1988 (ou será que ele se esqueceu dos Jogos de Seul?). Com a diferença que o Baixinho estava dentro do campo e poderia (se fosse tão fácil assim) decidir ele mesmo a parada.

E o torcedor ainda coloca em um garoto de 19 anos toda a responsabilidade de uma equipe consagrada, como a brasileira, e mesmo que ele tenha feito gols, dado assistências, se empenhado nas partidas, só se leva em conta o baixo desempenho na final e a oportunidade de conquista do inédito ouro olímpico desperdiçada. Ora, cara-pálidas... pouquíssimos de nós, mortais, aos 19 anos estaríamos preparados para tamanho fardo.

Valeu, Brasil!!! Valeu, Neymar!!! A medalha de ouro tão sonhada não veio, mas que os Jogos Olímpicos sirvam de ensinamento e fator de crescimento para esses meninos. E para o futebol brasileiro como um todo. 

Depois do tratamento dado ao ponteiro Giba, ídolo maior da melhor equipe de voleibol de todos os tempos, e ironizado depois do fraco desempenho na final contra os russos, nada mais pode surpreender. Giba deveria ser enaltecido pelos torcedores brasileiros, pelo conjunto de sua linda obra e não ironizado por apenas uma derrota. Giba, você é eterno. Obrigado por ser brasileiro.


Um comentário:

  1. Serginho o grande problema dos torcedores brasileiros sejam eles torcedores do esporte que for, são poucos que analizam o projeto não apenas o resultado, aqui no PARANÁ temos o caso do técnico do Coritiba levou o time por 2 vezes seguidas a uma final de COPA DO BRASIL, não levou o título é´bem verdade mas ninguém teve a mínima vontade de ver que ele perdeu jogadores pontuais na sua equipe e que o CORITIBA esta atrás de um atacante a muito tempo e não encontra, e muito provavelmente estes torcedores do coxa nem sócios são, hora reclamar que a prateleira de casa esta vazia e não ajudar no orçamento de casa para que ela fique cheia é muito fácil !!!!
    Quanto aos atletas das olimpíadas é triste ver que o Brasil não possui uma política pública de apoio a estes atletas que muitas vezes treinam em lugares deploráveis sem a mínima estrutura, falar que o Mano Menezes errou é uma coisa agora dizer que ninguém presta é ser muito raso numa opinião que podemos ficar aqui por muitas e muitas horas falando e comentando sobre isso, mas como torcedor do esporte e em especial o futebol sou sócio do meu time do coração a mais de 5 anos seja ele vencendo ou perdendo pois seria muito fácil ir em jogos que ele levante o título e não ir mais ao estádio a partir do momento que ele perder, ser torcedor é uma coisa ser torcedor de resultado é outra e como disse ser torcedor de resultado é ser RASO!!!!

    ResponderExcluir