domingo, 4 de setembro de 2011

Tricolor: uma incógnita. Coxa: se reencontrando. Furacão: no buraco



O Tricolor na base da raça. Falta voltar a jogar bola

O Paraná Clube foi a São Paulo enfrentar a líder Portuguesa. Perdeu o jogo, se afastou um pouco mais do G4, mas voltou com o discurso que foi um grande jogo, que jogou muito bem. Discordo de tal posição, pois não vi nesta partida a qualidade que o Tricolor já mostrou em outras partidas. E nem a organização.
É certo que nos primeiros 20 minutos a tática paranista, das duas linhas de quatro, surpreendeu a Lusa e até proporcionou uma boa chance de gol ao Tricolor. Daí até o final do primeiro tempo, a equipe paulista se ajustou em campo, manteve a posse de bola e fez o seu primeiro gol, sem ser mais ameaçada pelo Paraná.
Na segunda parte, mais 20 minutos de completo domínio paulista e mais um gol. Daí em diante, mais na base da disposição que da qualidade e organização, o Paraná foi para o ataque, fez um gol e acabou com a falsa impressão de que jogou bem. Poderia até ter empatado, mas o fato é que antes do primeiro gol tricolor a Lusa criou e desperdiçou algumas boas chances de fazer o terceiro e até o quarto gol.
O resultado foi até aceitável, pois perder por um gol, para o líder em seus domínios pode ser considerado normal. Mas creio que o Paraná pode e deve render melhor. Mesmo com os desfalques. Ganhou do Boa Esporte, na base da raça e sem jogar quase nada. Perdeu da Lusa da mesma forma. Agora terá pela frente, nos próximos quatro jogos,  Americana, Goiás e Náutico, três concorrentes diretos à vaga no G4. Vai precisar mais do que somente raça para vencer os três.

O Coxa derrubou o líder

Em um Couto Pereira quase lotado o Coritiba venceu o líder Corinthians, por 1x0. Jogo equilibrado, com um tempo da equipe paulista (o primeiro), e o outro do Coxa. O goleiro alviverde Vanderlei andou fazendo uns “milagres” no primeiro tempo. No segundo, Jonas fez de cabeça o gol da vitória. Nos minutos finais, as traves não deixaram o Corinthians empatar. O meia Alex, que entrou na segunda parte, por duas vezes chutou nos postes o empate do “Timão”.
Vitória que recoloca o “Verdão” rumo ao G4. Um pouco longe, é certo, mas quando se vence o líder do pelotão, cria-se uma onda de otimismo. Que poderá fazer com que o Coxa redescubra o excelente futebol do primeiro semestre.

Furacão à beira do caos

A conturbada semana do Rubro Negro não poderia acabar pior. Os 4x0 que o Grêmio aplicou no Atlético/PR, em Porto Alegre, fez sumir aquela impressão de reação que durou da chegada de Renato Gaúcho até o Atletiba. Nem a estréia de técnico novo ajudou. Abandonado por Renato durante a semana, o Furacão buscou o “Delegado” para apagar o incêndio. Não resolveu.
A goleada foi tão traumática que mesmo antes de se reunir com os atletas, o presidente já anunciou que vai colocar todos concentrados, da próxima segunda-feira até o final do campeonato. Três meses de reclusão. Esta é a pena aplicada aos atletas pelo penúltimo lugar até aqui. Vai dar certo? Duvido. Vejo como temerosa a atitude de se anunciar uma norma que na prática se mostrará impossível de ser colocada em prática. O futuro dirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário