domingo, 18 de setembro de 2011

Tudo igual



Mais um final de semana sem vitória das equipes paranaenses no Brasileirão 2011. Ou será sem derrota? Com o advento dos três pontos por partida (já faz tanto tempo que parece que sempre foi assim, mas para os mais jovens, anteriormente a vitória valia somente dois pontos), o empate perdeu status e passou a ser considerado sempre um mau resultado, dentro ou fora de casa. Mas existem empates e empates.

Tricolor: 1x1 meio que agridoce

Guilherme Macugli estreou no comando do Tricolor
No sábado, o Paraná Clube novamente não venceu jogando na Vila. O empate com o Goiás foi um mau resultado, em termos de aproximação ao G4, mas pelas circunstâncias da partida, a qual perdia até os 39 minutos da segunda etapa, pode até se considerar um ponto ganho. E que lhe vale três posições na tabela de classificação: com a derrota seria o 14º colocado, o empate lhe mantém em 11º.

Do jogo, o que ficou de bom foi a atuação do jovem lateral esquerdo Henrique, que entrou improvisado na meia e mudou a história da partida. E o gol de cabeça de Giancarlo, que pode lhe ajudar a recuperar a confiança perdida. Ele é o artilheiro da equipe e um dos principais assistentes também, mas mesmo assim (de forma absurda, em minha opinião) é ridicularizado pelos próprios torcedores paranistas. 

Ah... e o Macuglia estreou, e fez três alterações que ajudaram bastante o Paraná a chegar ao empate. Um bomtrabalho, para quem conhecia pouco as características dos atletas. Que seja um bom sinal para o Tricolor e que ele também possa mostrar aos que o criticaram antes mesmo de iniciar o trabalho, que tem o seu valor e merece, ao menos, respeito.

Atlético: 0x0 amargo contra o Figueira

Paulo Baier retornou no Furacão
O Furacão perdeu a chance de confirmar a reação, depois de vencer o Mengo no Rio. Uma vitória daria aquele embalo na busca de sair da zona de rebaixamento. Está agora a quatro pontos da primeira equipe que hoje se salvaria (o Bahia), seu próximo adversário, na quarta lá em Salvador. 

O Figueirense é uma “pedra” no sapato do rubro negro e tem demonstrado ser nesse Brasileiro, um time muito compacto e equilibrado, que vive mais da base da força do conjunto do que das individualidades. Foi um empate sem graça. De positivo, o retorno de Paulo Baier, que entrou no intervalo e demonstrou que pode ajudar o Furacão nessa caminhada para escapar da degola.

Na próxima quarta já tem um “pega” daqueles, lá na Boa Terra. Mas tem que se ter a sabedoria para encarar a situação: a vitória é importante, mas a derrota é mortal. Prudência e caldo de galinha não fazem mal para ninguém.

Coritiba: 1x1, sem pijama

O goleiro Vanderlei defendeu o penalti no Beira-Rio
O Coxa foi ao Beira-Rio enfrentar o Inter e voltou com um pontinho na bagagem. Bom resultado. Principalmente se levando em conta que tomou um gol logo de cara e teve que remar muito para buscar o resultado. Na classificação muda pouco ou quase nada, mas mantém o time em 9º lugar, a quatro pontos da zona da Libertadores. 

No primeiro tempo do jogo deste domingo, o Coxa teve 60% de posse de bola, mesmo na casa do adversário. Mas terminou perdendo por 1x0. Na segunda etapa, empatou logo no comecinho, com o zagueiro Émerson e depois, mais no final da partida, andou levando até um certo sufoquinho: duas bolas na trave e um pênalti defendido pelo goleiro Vanderlei. Mas segurou o empate, que acabou sendo até comemorado por alguns jogadores.

De bom: a atuação do jovem zagueiro Lucas Claro, que demonstrou personalidade e muita qualidade, principalmente se levando em conta que marcou Leandro Damião, o principal atacante do futebol brasileiro no momento. Não vejo como o Marcelo Oliveira possa pensar em tirá-lo da equipe titular. Pelo que está jogando merece ficar.

De ruim: mais uma vez, as substituições surtiram efeito negativo, pois os que entram acrescentam pouco à equipe. Isso vem se tornando regra e é preocupante, pois uma equipe depende de mais do que 11 jogadores. O banco de reservas tem que ser mais eficiente para que se possa sonhar em melhores posições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário