segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

SEGUNDA É DIA DE ESPORTE


DE VOLTA AO MUNDO REAL

Depois de uma semana de greve, protestando contra a mediocridade consentida que se instalou no futebol brasileiro, onde as maracutaias, os resultados combinados e a total falta de decoro e ética prevaleceram sobre o fair play, sobre a dignidade, voltamos aos artigos.


FLUMINENSE CAMPEÃO

                Com o merecimento técnico de quem liderou por 23 rodadas a competição, possui o melhor elenco e, de longe, o melhor técnico, o Fluminense, com um magro 1x0 sobre o Guarani, sagrou-se campeão brasileiro de 2010. Foi justo. As inúmeras lesões de seus principais jogadores impediram a conquista com mais folga, mas em um campeonato como o Brasileirão é fundamental o elenco, e isto o Tricolor carioca mostrou que tem: um grupo, forte, coeso e muito bem comandado.
Muricy foi genial. Usou as peças que estavam à disposição com inteligência; soube conduzir as “estrelas”, evitando o clima de ciúme que eventualmente ocorre em grupos que contam com muitos astros; barrou o Beletti, que chegou muito abaixo do restante dos atletas, nos critérios físicos e técnicos, chegando a atrapalhar a equipe nas partidas em que atuou; resgatou Fred; enfim, demonstrou o comando que dele se espera. Para mim, o grande responsável por este bi-campeonato do Fluzão.
Mas não posso deixar de destacar as duas partidas do Fluminense, anteriores à final: São Paulo e Palmeiras. Ficou evidente o “amolecimento” dos paulistas, nitidamente visando prejudicar, de forma descabida, o seu rival Corinthians, que também buscava o título. Nunca saberemos que resultados ocorreriam nestes dois jogos, tivessem São Paulo e Palmeiras jogado em busca da vitória. Em minha opinião, ambos tiraram o título do Cruzeiro, que seria o campeão se uma destas partidas tivesse acabado ao menos empatada. Triste. Trágico.
Uma coisa é certa: diretoria, atletas e técnicos de São Paulo e Palmeiras provaram que entregam jogos, forjam resultados. Basta uma motivação. Terá sido somente a rivalidade? Ou o que poderia ser? A dúvida ficará para a eternidade.


ATLÉTICO EM 5º LUGAR

                Boa campanha do “Furacão” neste Brasileirão. Faltou um pouquinho para o G-4. Mas ficou a certeza do trabalho bem executado. No início da competição imaginava-se uma campanha mais sofrida. O resultado final ficou, em minha opinião, acima do nível técnico individual do grupo, demonstrando que o trabalho foi muito bem executado, pois transformou um grupo médio em concorrente direto a uma vaga à Libertadores 2011. Méritos às comissões técnicas que comandaram a equipe durante esta competição. De quebra, o rubro-negro ainda voltou a revelar jogadores da base - o que não ocorria a um bom tempo – como os defensores Manoel e Rodolfo, além do goleiro Neto - treinado pelo competente  Tedeschi - hoje na Seleção Brasileira. Saldo prá lá de positivo.

CLAUDIO TENCATI

                O professor Claudio Tencati é hoje o técnico campeão Paranaense das categorias sub-18 e sub-20, comandando o Iraty - no momento, de Londrina – com todos os méritos. Venceu respectivamente Paraná Clube e Coritiba, nas finais.
                Durante os anos de 2004 e 2005, quando fui auxiliar técnico do Caio Jr. Na equipe do Cianorte, Tencati, que era técnico dos juniores daquela equipe, também trabalhava conosco na equipe principal. Já demonstrava toda a sua imensa capacidade e conhecimento, tático (excelente no trabalho de campo), psicológico (trabalhava a cabeça dos garotos da base, fazendo-os acreditar no seu potencial - lá também foi campeão Paranaense da categoria sub-20) e físico (professor formado em educação física). Ainda comandou a equipe profissional do Cianorte por quatro temporadas.
                Fico muito feliz por suas conquistas, pois além da admiração que tenho pelo profissional Tencati, ainda me orgulho de sua amizade: é uma das melhores pessoas que tive a sorte de conhecer no futebol. Valeu, campeão!!!. Muito mais ainda lhe aguarda à frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário