segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SEGUNDA É DIA DE ESPORTE


O “TRIO DE FERRO” PARA 2011

O Coritiba, que voltará a Séria A em 2011, vem agindo com correção na montagem do elenco para o próximo ano. Preocupando-se em não perder a boa base de 2010, renovou o contrato de grande parte dos destaques deste ano, como o atacante Leonardo, entre outros. Rafinha, o meia criativo da equipe, está quase certo. Léo Gago já é mais difícil, pois deve retornar ao Vasco. Atitude mais do que correta da diretoria, pois em minha opinião é muito mais fácil acertar uma equipe mantendo-se o elenco, e a cada temporada substituir três ou quatro jogadores que não foram muito efetivos. Isso permite ao clube investir bem, contratando atletas de técnica e capacidade comprovadas, para as posições que realmente necessitem. Mantém-se o entrosamento existente, a unidade do grupo, e ano a ano o clube vai aumentando seu nível técnico. E some-se às contratações a inclusão anual de outros três ou quatro atletas oriundos da categoria de base. Sangue novo e possibilidade de retorno financeiro a médio e longo prazo. Parabéns, Coxa.
                Já o rubro-negro, depois do brilhante 5º lugar na Série A deste ano, iniciou a montagem do elenco 2011 com alguns nomes não muito conhecidos, mas muito bem referendados, e com uma contratação de impacto: Madson, meia-atacante do Santos. Este baixinho é enjoado, e com a cabeça no lugar, pensando em recuperar o tempo perdido no Santos (iniciou sua carreira com muito sucesso no Vasco), vai fazer estrago por aqui. Veloz, insinuante e agressivo, é um meia que arma e ataca, conclui bem em chutes de média e longa distância, e ainda auxilia na marcação com eficiência. Não é preguiçoso, pelo contrário, tem uma “alegria nas pernas” que impressiona. Creio que cairá nas graças da torcida atleticana, que idolatra os que se doam de corpo e alma. Acertou em cheio o Furacão.
                O “Tricolor da Vila” é o que mais preocupa. Com sérias dificuldades financeiras e perdendo a maioria dos bons atletas deste ano, fica difícil imaginar que a montagem do elenco para 2011 possa resultar em coisa boa. A grande notícia foi o acerto na manutenção do técnico Roberto Cavalo. Sério, trabalhador e competente, Cavalo já provou que pode ajudar, e muito, o clube nesta árdua tarefa de se reinventar para o próximo ano. É arregaçar as mangas e partir para o contato com atletas que queiram vestir a camisa tricolor e vejam nesta oportunidade a chance de suas vidas. Em resumo: o Paraná precisa hoje de atletas que venham para dar o máximo de si, em busca de projeção e afirmação. Assim sendo, conseguirá montar um elenco que possa fazer um bom Campeonato Paranaense, e no segundo semestre, buscar, com chances, a tão sonhada vaga na Série A, para 2012. Parece muito difícil. E realmente é. Mas não impossível. Vamos à luta, Tricolor.


O “MANEZINHO DA ILHA” GANHOU MAIS UMA

                Sábado à noite, no Maracanãzinho, o nosso Gustavo Kuerten venceu mais um jogo de exibição. Fez 2x0 (7/5, 7/6) em ninguém menos que André Agassi, outro gênio do esporte. Foi uma partida comemorativa aos 10 anos da maior conquista de Guga, que no ano 2000 venceu o mesmo Agassi, em Lisboa, na final da Masters Cup. E de quebra, com aquela vitória, chegou ao posto de número um no ranking da ATP, feito inédito para um sul-americano.
                Para mim, Guga é o maior esportista brasileiro de todos os tempos, pois chegou e se manteve, enquanto seu corpo aguentou, ao topo do ranking mundial, em um esporte dificílimo, como é o tênis masculino. Isso sem ter outros brasileiros como referências anteriores, já que até então o nosso melhor tenista havia sido Thomas Koch, que mesmo sendo muito bom, não chegou nem perto de ser o melhor do mundo. Os outros dois atletas que, em minha opinião, poderiam disputar com Guga o “título” de melhor atleta brasileiro seriam Pelé e Ayrton Senna. Ayrton teve como espelho Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, que antes dele conquistaram títulos mundiais. Pelé pode ver, antes dele, vários grandes craques, lendas do futebol. Ambos foram gênios dos seus esportes. Pelé, inclusive, foi eleito o “Atleta do Século”. Mas Guga foi o desbravador, a referência do tênis brasileiro. Ele é o espelho. Infelizmente ainda não conseguiu ver um sucessor.
                Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente quando trabalhei no Avaí, de Florianópolis, seu clube de coração. Pessoa humilde e generosa, atende a todos com a mesma cordialidade. Sua história de vida é exemplar, pois suas conquistas dependeram de grande dedicação dele e de toda a sua família. Guga será sempre a imagem do atleta dedicado, guerreiro e excepcional. Que saudade daquelas paralelas de esquerda, sua marca registrada. Valeu, Gustavo Kuerten. Obrigado por você existir!      
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário