COXA VOLTA À LIDERANÇA
Após a rodada do último domingo, o Coritiba reassumiu a liderança do Estadual 2001 ao vencer, em Paranaguá, a equipe do Rio Branco por 4x1 e ver o Cianorte, seu rival direto na briga pela liderança, empatar em 1x1 com o Roma, de Apucarana. O Coxa soma, após sete rodadas, 17 pontos ganhos, um a mais que a equipe do noroeste do estado. E na próxima rodada esta vantagem pode aumentar, pois o Cianorte enfrenta o Atlético/PR, na Arena da Baixada, enquanto que o Coxa joga contra o Corinthians Paranaense, no Ecoestádio, ambos os jogos na quinta-feira próxima.
O Coritiba se acertou com a mudança tática promovida pelo competente Marcelo Oliveira, técnico do “Verdão”, que escalou o meia Davi no lugar de um dos zagueiros, alterando o esquema 3-5-2 para o 4-2-3-1. Com esta mexida a equipe do Alto da Glória tornou-se mais produtiva em termos ofensivos, tendo goleado o Iraty, por 5x0, na última quart-feira e o “Leão da Estradinha” por 4x1, domingo último. Ao escalar o trio de meias ofensivos Rafinha, Marcos Aurélio e Davi, e o centroavante Bill (Leonardo, o antigo titular está machucado) como pivô à frente, Oliveira resolveu o problema de preenchimento dos espaços no meio campo, e da transição da bola com qualidade, da defesa para o ataque, o que acontecia anteriormente, quando somente Rafinha ocupava o setor de criação. Foram nove gols marcados contra somente um sofrido (este ainda através de uma falha gritante do competente goleiro Édson Bastos), o que prova o acerto na escolha tática de Marcelo Oliveira.
O Coxa segue firme, rumo à conquista do primeiro turno, o que pode ocorrer no , Atletiba, marcado para a penúltima rodada, no Couto Pereira. Porém, se o Cianorte, atual vice-líder, conseguir se manter na disputa até lá, a decisão do turno pode ficar para a última rodada, quando Coritiba e Cianorte se enfrentarão, em Cianorte. Veremos.
ATLÉTICO/PR 5x1 PARANÁ CLUBE: MASSACRE SOB A REGÊNCIA DO MAESTRO BAIER
Neste último domingo aconteceu o segundo clássico do Estadual 2011: Atlético/PR x Paraná Clube, na Arena da Baixada. Jogo que prometia muito. O “Furacão” vinha de derrota para o Cascavel, por 2x0, o que custou o cargo do técnico Sérgio Soares. O “Tricolor” ainda não havia vencido no Paranaense 2011 e segurava a “lanterna” da competição, com somente dois pontos ganhos, nas seis primeiras rodadas, pior desempenho da história do clube em Estaduais.
Porém, bastou serem anunciadas as escalações das equipes para se prever o destino do clássico: enquanto o Atlético entrava em campo contando com o retorno de Manoel à zaga, de Clayton ao meio (um dos melhores em campo) e a troca de Guerrón por Wescley no ataque, o que fez com que a equipe encontrasse o equilíbrio tático que faltava até então, o técnico Roberto Cavalo, do Paraná Clube, escalava o Tricolor de forma totalmente equivocada. Se duas rodadas antes havia enfrentado o Cianorte com três zagueiros, três volantes e um meia armador como atacante, esquema ultra defensivo, que resultou em derrota, desta vez Cavalo resolveu enfrentar o rival, em plena Arena, iniciando com apenas um volante de marcação, três meias ofensivos e dois atacantes. Além de ter um volante escalado na zaga, já que conta somente com Rafael Vaz para a posição.
Bastaram 20 minutos da primeira etapa para se medir o tamanho do equívoco de Roberto Cavalo: 3x0 para o Atlético, com três gols de Paulo Baier, que passeava em campo, sem ter ninguém a marcá-lo. Mádson, o outro meia atleticano, também desequilibrou. Graças a “colher de chá” de Cavalo, o “baixinho” desfilou livre e solto pelo gramado, fez gol (o quarto), puxou contra-ataques e infernizou os desesperados defensores paranistas. Poucas vezes, em meus trinta e poucos anos vividos no futebol, pude ver uma escalação tão desastrosa como a utilizada pelo Paraná neste clássico. No final Guerrón fez 5x1, definindo o placar. Ficou barato.
CIANORTE EMPATA E DEIXA A LIDERANÇA
Mesmo tendo conseguido um bom resultado na cidade de Apucarana ao empatar em 1x1 com o Roma, o “Leão do Vale” deixou a liderança do Estadual 2011 para o Coritiba, que venceu na rodada. Agora na vice-liderança, com 16 pontos – um a menos que o novo líder – o Cianorte enfrentará o Atlético/PR, na quinta-feira próxima, em Curitiba. Para continuar sonhando com a conquista do primeiro turno precisa somar pontos frente ao rubro-negro. Tarefa difícil, mas a equipe do noroeste vem apresentando bom futebol, e conta com os meias Thiago Santos e Deives em grande fase, que podem surpreender. Grande jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário