segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PARANAENSE 2011 E ABERTO DA AUSTRÁLIA


                Começou o Campeonato Paranaense de 2011. E como prevíamos, com surpresas. Atlético e Paraná Clube iniciam perdendo. Só o Coxa segurou a onda, parou o Operário lá em Ponta Grossa, e venceu por 1x0. Para mim não será surpresa se uma equipe do interior ou o Corinthians Paranaense daqui da capital vença o primeiro turno. Enquanto estas equipes já estão prontinhas, tática e fisicamente, o Trio de Ferro ainda levará algumas semanas para chegar neste nível. Pode ser tarde prá buscar um adversário que por ventura consiga disparar. O tempo dirá.

COXA FEZ SUA PARTE

                Vencer em Ponta Grossa sempre é difícil. Mais ainda neste início de temporada. Porém o Coritiba foi ao Germano Krugger e superou todas as adversidades: 1x0, gol de Marcos Aurélio, logo aos sete minutos da primeira etapa. Talvez esteja aí a razão da vitória: ao marcar logo de cara, o Coxa segurou o ímpeto do “Fantasma” que partiu para cima no início e pressionava muito. E de quebra deu tranqüilidade e segurança para que os atletas alviverdes colocassem sua maior experiência e qualidade a serviço da equipe. Vitória justa, que pode ser decisiva para a conquista deste turno. Largou bem o “Verdão”.

FURACÃO SURPREENDIDO

                Atlético 1x2 Arapongas. Derrota surpreendente, em plena Arena da Baixada. O Arapongas tem a maior folha de pagamento dos clubes do interior; tem o competente Lio Evaristo, como técnico; e um elenco de boa qualidade, em se tratando do equipes do interior. Mesmo assim se esperava um triunfo atleticano nesta largada. Porém o técnico rubro-negro Sergio Soares optou por deixar o Branquinho no banco de reservas para entrar com dois volantes de marcação. Se deu mal. O próprio Soares, ao final da partida, admitiu que errou. Com a escassez de talentos atual, privar a equipe de um bom jogador como o Branquinho é um crime. Que se monte um esquema para que os melhores possam atuar juntos. O Arapongas foi perfeito no primeiro tempo e valente no segundo, para suportar a pressão. Vitória merecida.

TRICOLOR FOI BATIDO POR UM “COMPETENTE”CORINTHIANS

                Na Vila Capanema, o Corinthians Paranaense sobrou frente a um Paraná Clube confuso, principalmente na primeira etapa. Sinceramente, antes do amistoso do Tricolor contra o Cerro Portenho, na última quarta-feira, eu acreditava em uma vitória do Corinthians, na partida de ontem. O “Caçula” já treina há dois meses, tem um plantel de boa qualidade, um bom técnico – Amauri Knevitz – e uma equipe definida. Seria praticamente impossível para o técnico Roberto Cavalo, em menos de quinze dias, condicionar o seu renovado elenco e principalmente dar um padrão tático à equipe. O jogo contra o Cerro surpreendeu e me fez acreditar que o Paraná poderia “engrossar” para o Corinthians. Porém, os desfalques do meia Tai (ainda sem registro na CBF) e do lateral direito Paulo Henrique, gripado, foram fatais para as pretensões do Tricolor. O reserva da lateral direita é Luisinho, meia de origem. Não conseguiu apoiar o ataque em nenhum momento da primeira etapa e ainda marcou mal. Entretanto, decisiva mesmo foi a escolha do técnico (em minha opinião equivocada) para substituir o meia Tai. Cavalo optou por Maicon, jovem meia-atacante, formado na base paranista, e que havia jogado muito bem contra o Cerro. Só que a característica do garoto é a mesma do outro meia titular da equipe, Tito. O Paraná ficou com dois meias de velocidade e muito ofensivos, mas que não sabem compor o sistema de marcação e nem cadenciar o jogo, quando necessário. Resultado: o Corinthians dominou completamente o meio-campo, na primeira etapa, com excelente atuação de Cícero e Thiago Henrique (dois gols e uma assistência), fez 2x0 e praticamente decidiu o jogo. No intervalo Cavalo corrigiu o posicionamento. Ajeitou o meio, colocando o bom Chimba no lugar de Maicon; ganhou força pela direita, colocando o gripado Paulo Henrique em substituição a Luisinho. O Paraná melhorou muito. Ainda tomou o terceiro gol em um contra-ataque, logo aos quatro minutos da segunda etapa, mas cresceu, foi para cima do adversário, fez o seu gol – golaço aliás, de Tito – e dominou os últimos trinta minutos da partida. Pouco para reverter a situação. Grande vitória do Corinthians, que se credencia para o turno. Se vencer o Atlético na quarta, no Eco Estádio, ganha ares de favorito. Veremos.

A FORÇA DO INTERIOR

                Paranavaí, Iraty e Roma (líder, ao lado do Corinthians Paranaense, pelo saldo de gols), venceram seus jogos de estréia e largaram na frente. Que não fique por aí. Um campeonato regional é tão bom quanto o nível das equipes do interior. Parece que em 2011 teremos grandes jogos e grandes campanhas dos “nanicos”.

O PRIMEIRO “GRAND SLAM” DO ANO

                Começou ontem o Aberto da Austrália, primeiro dos quatro torneios mais importantes do ano. Federer e Djokovic venceram com facilidade em suas estréias. Rafael Nadal inicia hoje sua busca ao bi-campeonato, justamente contra o nosso Marcos Daniel. Parada duríssima para o brasileiro. Os outros dois “brazucas”, Ricardo Mello e Thomas Bellucci, se enfrentam logo de cara. Como consolo, a certeza de um brasileiro na segunda rodada. Acredito em Bellucci, agora treinado pelo Larry Passos (ex-técnico de Guga). Acho que ele pode ir longe neste torneio.

Um comentário:

  1. Cabeça, põe a 11 de novo e volta...pelo amor de
    Deus tá feio o Paranito!!!!

    ResponderExcluir