segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

SEGUNDA É DIA DE ESPORTE


O MELHOR CAMPEONATO PARANAENSE DOS ÚLTIMOS ANOS

                Creio que o Campeonato Paranaense de 2011, que começa no próximo final de semana, será o melhor dos últimos 10 anos. Chego a esta conclusão por três motivos: a fórmula simples, que agrada a todos e força as equipes a disputar cada partida com pensamento exclusivo na vitória; a maioria das equipes do interior vem se preparando há mais de dois meses e buscaram montar elencos competitivos; Atlético e Coritiba, os favoritos deste ano, começam a temporada com elencos fortíssimos, (quase prontos para a disputa da Série A do Brasileirão, a partir de maio), diferente de outras temporadas. A única incógnita é o Paraná Clube, que por problemas financeiros vai montando seu elenco com atletas desconhecidos. Porém, acredito no Roberto Cavalo – o mais experiente dos técnicos dos clubes da capital – que vem avalizando estas apostas. O tricolor pode surpreender.
                Um fator que pode tornar ainda mais interessante a disputa é que o Trio de Ferro – Atlético, Coritiba e Paraná – retornaram aos treinos após o dia cinco de janeiro. Portanto terão menos de 15 dias para condicionar fisicamente os atletas, entrosar os novos contratados (no caso do Paraná são mais de 10 reforços) e definir uma equipe titular. Enquanto isso as outras equipes já estão prontas e bem treinadas. Isto pode fazer com que o primeiro turno vá para um destes. Não sou Mãe Diná, mas arrisco uma previsão: o Corinthians Paranaense joga na primeira rodada contra o Paraná, na Vila Capanema, e na segunda recebe o Atlético, no Eco Estádio. Tanto o Tricolor como o Furacão estarão ainda bem longe da sua forma ideal.  Vencendo estas partidas, o Corinthians ficará com o título do primeiro turno nas mãos. E se acontecer de uma equipe menor vencer o turno inicial, imaginem o returno, com todos em busca de somente uma vaga à final. Vejamos o que acontecerá assim que a bola rolar.


O RETORNO DE RONALDINHO

O assunto da semana foi a volta de Ronaldinho Gaúcho ao Brasil. Palmeiras, Grêmio ou Flamengo? Ou será que o Corinthians estaria de tocaia, esperando para dar o bote final e levar a “presa”? É quase certo que o Flamengo levará esta parada. Seja qual for o destino do craque ele já sairá chamuscado pela má condução desta conturbada negociação. A coisa virou circo. Desnecessário dizer da complexidade de uma transação deste porte, que envolve além dos clubes interessados e o jogador, empresários e patrocinadores, mas parece ter faltado um mínimo de ética nesta tratativa. De todas as partes.
                Palmeiras e Grêmio desistiram oficialmente do “leilão” e saíram disparando contra Ronaldinho e o seu irmão e procurador Assis. Através dos respectivos sites explicaram a sua versão: foram procurados pelo Assis, negociaram indefinidamente, aceitaram todas as exigências, chegaram a brindar o contrato fechado (no caso do Grêmio), aceitaram uma última contraproposta (no caso do Palmeiras), e mesmo assim não conseguiram concretizar a negociação. Falta a palavra do jogador ou do procurador Assis. Não acredito que virá antes do acerto final com o Flamengo.
                Lamento, pois a volta de um craque deste quilate deveria ser louvada por todos os brasileiros que amam o futebol. Creio que será somente pelos flamenguistas. Se o Ronaldo Fenômeno já “arrebentou” em seu retorno, mesmo com muitos quilos a mais (ao menos enquanto o seu peso não havia chegado ao absurdo, como atualmente), imaginem Ronaldinho Gaúcho, que mesmo longe da forma física e técnica que o levou ao título de melhor do mundo em 2004 e 2005, sobrará da turma que joga por aqui, pois sua qualidade é muito acima da média brasileira atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário