segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SEGUNDA É DIA DE ESPORTE: Paranense 2011 e Aberto da Austrália


TRICOLOR NA LANTERNA. CIANORTE LÍDER.
               
O Paraná Clube foi derrotado pela boa equipe do Cianorte, por 2x0, no último sábado, na Vila Capanema. E com direito a “olé” no final. O “Leão do Vale”, com esta vitória (e com o empate do Coritiba, no domingo), assumiu a ponta da tabela, e pelo bom futebol apresentado pode se manter nesta posição e conquistar o primeiro turno, principalmente pelo fato de enfrentar o Coxa somente na última rodada, e em seus domínios.
                A partida de sábado foi totalmente dominada pela equipe do noroeste do estado. O Tricolor iniciou com uma escalação muito defensiva, contando com três zagueiros e três volantes de marcação em seu meio-campo, além de Tayanan, que é meia-armador como segundo atacante. O resultado deste equívoco de Roberto Cavalo é que em menos de 30 minutos o placar já mostrava 1x0 para os visitantes e o Paraná não conseguia passar do meio campo, com bola dominada. Na segunda etapa, quando Cavalo colocou mais dois atacantes o Paraná melhorou, mas um pênalti infantil cometido pelo zagueiro Wellington afundou de vez o tricolor: 2x0 para o Cianorte. Daí em diante a equipe da capital se perdeu por completo e só não tomou uma goleada contundente porque o bom goleiro Luis Carlos andou fazendo uns milagres. E o torcedor paranista vaiou e protestou contra o vexame. Com justiça, pois foi uma tarde para esquecer. Acorda tricolor!!!

FURACÃO DESENCANTOU

No domingo, o Furacão reencontrou seu bom futebol e na Arena da Baixada mandou 4x2 no Roma, de Apucarana. Vitória justa, pois a equipe comanda em campo por Paulo Baier foi melhor e justificou o placar. Fransérgio foi o segundo volante, posição tão solicitada pelo técnico Sérgio Soares, que parece ter gostado do desempenho do garoto. Com esta vitória o Atlético fica a dois pontos do Coxa e a três do líder Cianorte, voltando a depender somente de si mesmo para vencer o turno. A coisa vai pegar fogo.

COXA TROPEÇOU EM ARAPONGAS

                O Coxa deixou escapar a liderança no último minuto da partida contra o Arapongas. O “Verdão” vencia por 1x0, gol de Bill, mas no finalzinho permitiu que o time da casa empatasse a partida, para delírio da torcida local, que depois de 20 anos volta a ver a equipe da cidade jogando pela primeira divisão do Paranaense. E o Arapongas fez por merecer o empate, pois lutou até o fim. O Coritiba, além dos dois pontos, perde também a liderança e de quebra, teve o atacante Leonardo lesionado na coluna. Pode ser desfalque para as próximas rodadas.

DJOKOVIC CAMPEÃO

                Novak Djokovic sagrou-se campeão do Aberto da Austrália, neste último domingo, em Melbourne. É a segunda vez que o sérvio vence este torneio, que faz parte do “Grand Slam”, série dos quatro torneios mais importantes do tênis, ao lado de Roland Garros, Wimbledon e do US Open.
                Djokovic foi quase perfeito durante as duas semanas do evento, perdendo apenas um set. E com direito a um 3x0 contundente em cima do suíço Roger Federer, na semifinal. E repetiu a dose na final, desta vez em cima do britânico Andy Murray. Com esta conquista, o sérvio fica a menos de 100 pontos de Federer, segundo colocado no ranking da ATP. E Djokovic pode, nesta temporada, ultrapassar Roger Federer e buscar a liderança, que é do espanhol Rafael Nadal, que terá que defender muitos pontos durante o ano. Chance para Djokovic buscar a ponta. E jogando o tênis espetacular destas duas últimas semanas tem boas chances.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

TERÇA É "DIA DE POESIA" Hoje homenagem ao grande Zeca Baleiro

            Hoje, no “Dia de Poesia”, uma homenagem à obra de Zeca Baleiro, compositor e intérprete maranhense, expoente da nova MPB. Zeca, com seu talento e humildade, apresentou no último domingo, no Guairão, ao lado da Orquestra À Base de Cordas, do Conservatório de MPB, aqui de Curitiba, um show perfeito e inesquecível. A Orquestra comandada pelo excepcional músico João Egashira, e que conta com artistas da terra, como Julião Boêmio, no cavaquinho e Luis Henrique Brandão Rolim, na bateria, entre outros, executou arranjos belíssimos, que tornaram ainda mais sublime a obra de Baleiro. Destaco hoje uma parceria de Zeca com a poeta curitibana Alice Ruiz, a linda “Quase Nada”. E a bela poesia, de autoria do próprio Zeca Baleiro, chamada “À Flor da Pele”, canção que lançou o músico maranhense no cenário da MPB.

QUASE NADA
Alice Ruiz / Zeca Baleiro

De você sei quase nada
Pra onde vai ou porque veio
Nem mesmo sei
Qual é a parte da tua estrada
No meu caminho

Será um atalho
Ou um desvio
Um rio raso
Um passo em falso
Um prato fundo
Pra toda fome
Que há no mundo

Noite alta que revele
Um passeio pela pele
Dia claro madrugada
De nós dois não sei mais nada

De você sei quase nada
Pra onde vai ou porque veio
Nem mesmo sei

Qual é a parte da tua estrada
No meu caminho

Será um atalho
Ou um desvio
Um rio raso
Um passo em falso

Um prato fundo
Pra toda fome
Que há no mundo

Se tudo passa como se explica
O amor que fica nessa parada
Amor que chega sem dar aviso
Não é preciso saber mais nada


À FLOR DA PELE
Zeca Baleiro 

Ando tão à flor da pele,
Qualquer beijo de novela me faz chorar
Ando tão à flor da pele,
Que teu olhar "flor na janela" me faz morrer
Ando tão à flor da pele,
Que meu desejo se confunde com a vontade de não ser
Ando tão à flor da pele,
Que a minha pele tem o fogo do juízo final

Um barco sem porto
Sem rumo, sem vela
Cavalo sem sela
Um bicho solto
Um cão sem dono
Um menino, um bandido
Às vezes me preservo
Noutras suicido

Oh, sim, eu estou tão cansado
Mas não pra dizer
Que não acredito mais em você
Eu não preciso de muito dinheiro
Graças a Deus
Mas vou tomar aquele velho navio
Aquele velho navio

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SEGUNDA É DIA DE ESPORTE: PARATIBA, FURACÃO E O ABERTO DA AUSTRÁLIA


CLÁSSICO DE POUCA TÉCNICA E MUITA EMOÇÃO

                Paraná Clube e Coritiba fizeram ontem, na Vila Capanema, um jogo cheio de emoção, mas com pouco brilhantismo técnico. O empate em 1x1 acabou sendo justo, pois se a primeira etapa foi do “Verdão” a segunda foi toda do “Tricolor”, que na base do coração foi para cima do Coxa e buscou o empate. E poderia até ter vencido, não fosse a besteira que fez o volante uruguaio Javier Mendes, expulso justamente por uma entrada violentíssima em Léo Gago, no instante em que o Paraná pressionava e tinha vantagem de dois homens, pois Jéci (no primeiro tempo ainda) e Rafinha haviam sido expulsos pelo confuso Héber Roberto Lopes.                     
Enquanto a coisa estava normal (11 contra 11) o Coritiba sobrava. Mais bem distribuído em campo e com jogadores mais talentosos e experientes o Coxa fez 1x0, com Eltinho e ameaçou, com perigo, a meta do bom Luiz Carlos (jovem goleiro tricolor) por umas quatro vezes. Nem depois da expulsão de Jéci, por segundo cartão amarelo (o primeiro foi injusto, erro de Héber), o alviverde perdeu o controle das ações.
Mas veio o segundo tempo e Roberto Cavalo resolveu ousar um pouco. No intervalo trocou o volante Serginho pelo atacante Paulo Matos. E o Paraná foi prá cima. Pressionou até empatar, através de Tito. Em um bate-rebate na entrada da área a bola sobrou limpinha para o atacante, que só teve o trabalho de dominar e bater forte, rasteiro, no canto esquerdo de Édson Bastos. Minutos depois, o meia Rafinha, do Coritiba (que vinha fazendo uma grande partida) se envolveu em confusão e foi expulso de campo. Porém o Paraná não conseguiu tirar proveito dos dois homens de vantagem e não conseguiu finalizar uma vez sequer com perigo. Aí o volante Javier Mendes resolveu dar uma forcinha para o Coxa: entrou com violência em Léo Gago e foi justamente expulso de campo. As coisas se equilibraram e as equipes se alternavam no ataque buscando o gol da vitória, mais na base do entusiasmo que da técnica. Aos 44 minutos o centroavante Bill, do Coxa (que havia substituído o apagado Leonardo), mandou uma bola na trave ao escorar de cabeça um cruzamento da esquerda.
Empate justo. O Coxa dominou a primeira etapa. O Paraná foi valente na segunda. Como destaques as atuações do zagueiro Pereira e do jovem volante Willian (que substitui de última hora a Leandro Donizetti, contundido). E no Paraná, quem arrebentou foi o lateral direito Paulo Henrique, o melhor em campo. Vai longe este guri.

LUCAS CHEGOU

                O atacante Lucas, do Atlético, fez os dois gols da vitória contra o Iraty, sábado, na Arena da Baixada. De virada o Furacão bateu a boa equipe do técnico Gilberto Pereira, que chegou ao intervalo vencendo por 1x0. Mas na segunda etapa o rubro-negro buscou o empate e virou com dois gols de Lucas, ídolo da galera atleticana. O segundo foi um “golaço”. De fora da área, o centroavante do Atlético acertou um chute forte, no canto esquerdo do goleiro do “Azulão”. Sergio Soares ainda busca um entrosamento para sua equipe, em especial o meio de campo, que necessita de mais tempo e mais partidas para se ajustar. Prefiro a formação com Branquinho mais recuado e com Paulo Baier mais à frente, ao lado do baixinho Mádson. Este trio, abastecendo Guerrón e Lucas no ataque vai dar o que falar.

ABERTO DA AUSTRÁLIA: FEDERER E NADAL RUMO À FINAL

                Em Melbourne, segue o Aberto da Austrália. Federer busca repetir o título do ano passado e impedir que Nadal consiga a façanha de vencer os quatro torneios do Grand Slam em sequência. O espanhol venceu Roland Garros, Wimbledon e o Aberto dos Estados Unidos, em 2010. Se repetir a conquista de 2009, quando venceu na Austrália, completa a sequência, repetindo o feito conseguido somente pelo australiano Rod Laver (1961 e 1969) e pelo americano Don Budge (1938). Será que Federer conseguirá parar Nadal?

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PARA SE PENSAR: A farra das aposentadorias dos ex-governadores


A FARRA DAS APOSENTADORIAS DOS EX-GOVERNADORES

Hoje o dia já começou “enjoado”para mim. Logo cedo, ao abrir o jornal, deparo com uma matéria revoltante sobre a aposentadoria dos ex-governadores de todo o país. Mas vamos nos concentrar no estado que mais gasta com isso, o nosso querido Paraná. São mais de R$ 4,5 milhões por ano. E o que é ainda mais surpreendente é que estes benefícios podem ser acumulados com outros rendimentos, o que faz com que os ex-governadores Roberto Requião e Álvaro Dias venham a receber dos cofres públicos mais de R$ 50 mil mensais, a partir de fevereiro, somando-se o benefício com o salário de senador.
                A aposentadoria é algo justo, pois premia aos que muito trabalharam e contribuíram para a construção de nosso país. Mas conceder este benefício a pessoas que prestaram serviço por no máximo oito anos (alguns bem menos, como o ex-governador João Mansur, que governou por apenas 39 dias) é no mínimo uma afronta a milhões de trabalhadores aposentados, que contribuíram por mais de 30 anos, e hoje, recebem no máximo R$ 2,5 mil, independente de quanto contribuíram. Ou será que o trabalho de Governador é tão mais árduo e importante do que os dos policiais, que arriscam suas vidas diariamente, pelo nosso bem estar; ou dos professores, que se doam por décadas, para transmitir o conhecimento às futuras gerações de brasileiros; em ambos os casos, estes profissionais precisam de uma vida inteira de trabalho para poder gozar sua aposentadoria.
                O ex-governador Álvaro Dias cobra do estado cinco anos retroativos, já que não recebeu este benefício neste período, e agora requer receber a sua pensão de R$ 25 mil mensais. O montante do atrasado ultrapassa R$ 1,5 milhão de reais. Não creio que este valor seja uma necessidade para o atual senador. Nem ele mesmo consegue explicar tal atitude, esquivando-se das perguntas referentes a este tema, sempre que entrevistado. Beira ao deboche.
                A aposentadoria especial é considerada inconstitucional pela Ordem dos Advogados do Brasil, que recorre ao Supremo Tribunal Federal para acabar com o benefício. Mas o corporativismo enraizado nos três poderes nos faz imaginar, como resultado final, uma grande pizza. Enquanto os homens só buscarem extrair, em benefício próprio, cada centavo do erário, independente da lei, da ética ou da moral, não existirá futuro para o nosso país. Viveremos eternamente das migalhas que sobram destes “gulosos” líderes do povo. Cada povo tem os líderes que merece.
               
               

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

QUINTA-FEIRA: DIA DE CULTURA E ARTE


AGORA A FASE DA MÚSICA POPULAR

Começa hoje a fase dedicada à música popular, na 29ª Oficina de Música de Curitiba, com apresentação que homenageia o compositor e instrumentista Osiel Fonseca. A Orquestra à Base de Sopro sobe ao palco do Guairinha às 21 horas de hoje, acompanhada dos convidados especiais Lea Freira (flauta transversal) e Toninho Ferregutti (acordeom). Imperdível.

EDU LOBO, ZECA BALEIRO, ALICE RUIZ...

            Como atrações para a fase da MPB, a Oficina apresenta artistas badaladíssimos, como Edu Lobo, Zeca Baleiro e a poeta paranaense Alice Ruiz. Edu apresenta o show “Tantas Marés”, em 22 de janeiro, às 21 horas, no grande auditório do Teatro Positivo, ao lado de grandes músicos, como Cristóvão Bastos, ao piano, e direção do consagrado Mauro Senise. Talento puro.
            No dia 23 de janeiro, às 21 horas, no Guairão, a apresentação mais esperada desta fase: “Orquestra à Base de Corda” convida Zeca Baleiro. A Orquestra comandada por João Egashira acompanha o cantor e compositor maranhense, que mostrará grandes sucessos de sua consagrada obra. Zeca costuma lotar teatros e casas de espetáculos quando vem à Curitiba. Se já foi inesquecível a apresentação da Orquestra à base de Cordas com Paulinho da Viola, durante a Virada Cultural, em 2010, em apresentação ao ar livre, na Praça Generoso Marques, imagino a qualidade do espetáculo de domingo próximo, no Guairão. Será daqueles shows para ficar na história.
            Na segunda-feira próxima, dia 24 de janeiro, às 15 horas, no Conservatório de MPB, será a vez da poeta Alice Ruiz nos contar sobre sua obra. Entrevistada por Roberto Mug, Alice falará sobre sua carreira no “Bate Papo Musical” – Alice no País da Vanguarda. Entrada Franca. Já estou lá.
           


REABERTURA DO CIMPLES ÓCIO


Neste próximo sábado(22) reabre o Cimples Ócio - espaço cultural, meio doido, de divulgação de dois gêneros musicais bem brasileiros:  o Samba e o Choro (este híbrido), comandado pelo meu amigo Anildo Guedes, pesquisador e produtor destes gêneros.
                Neste dia, como atração, acontecerá o lançamento do CD da cantora, intérprete, pesquisadora e compositora curitibana, Maytê Corrêa, da nova geração estudiosa e talentosa do Samba. Ícone do gênero em nossa cidade, hoje fixando seus estudos, trabalho e moradia no Rio de Janeiro, apresenta sempre um bom repertório.
Sambas e Choros melódicos, tradicionais e autorais, são os quesitos básicos/obrigatórios para que este espaço reabra seu portão de madeira bruta, exponha sua desorganização estética, suas bromélias e seus banheiros, mostrando o povo que alicerçou de verdade o samba em nosso País.
                Além da capacidade de prover uma boa roda de samba, das tradicionais, Maytê cantará sambas de sua autoria, apresentando o seu CD, com composições também inéditas de Arlindo Cruz, Ratinho e Wanderley Monteiro, nomes consagrados do gênero.

Lançamento do CD "Deixa o Samba ir" - de Maytê Corrêa (RJ/Ctba) e Reabertura Cimples Ócio
- data: 22/01/2011 - sábado – 14 horas
- roda de Samba: 16 horas

- acompanhadores:
- violão 7 cordas: Vinicius Chamorro (PR)
- cavaquinho: Juliao Bohêmio (PR)
- Percussão geral: Victor Bertrami (RJ)
Culinária: Moqueca - baiana e capixada

Entrada: R$ 12,00 e R$ 10,00 (estudantes, músicos, professores e acima de 60 anos).

Culinária: Moqueca - baiana e capixaba: R$ 20,00 (opcional)
Moqueca Baiana - cação
Moqueca capixaba - pintado

Cimples Ócio: Rua Miguel Jorge Nasser, 206 / esquina rua Joao Batista Trentin, 417 - proximo a Escola Municipal Eny Caldeira/pista de skate

Anildo Guedes
Cimples Ócio
41 3209-8802
41 9931-7820
www.cimples-ocio.blogspot.com