segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CORRENTE CULTURAL, ATLETICO/PR, COXA E O GRANDE NEDO XAVIER


MOMENTOS DE SWING E NOSTALGIA
Pura Emoção

                A Virada Cultural reservou para as últimas horas grandes emoções. A alegria contagiante de Mart’nália, com sua trupe afinadíssima; a nostalgia e o vigor de um renovado Erasmo Carlos, que com o seu Rock’n Roll puro, sacudiu jovens e menos jovens, magnetizados pelo imenso carisma do Tremendão. Foi um domingo para nunca mais se esquecer.
                Devido ao cansaço da noite anterior, me atrasei e não pude ver uma das apresentações que mais aguardava: o show da banda curitibana “Copacabana Club”. Mas sei que foi um grande sucesso. Esta banda promete. Cheguei em cima da hora, na Praça Generoso Marques, para curtir o espetáculo da Mart’nália. Embaixo de um sol escaldante (passava um pouco do meio-dia), um grande público cantou e dançou com a carioca - filha de Martinho da Vila - do início ao fim do show. Sempre com um sorriso estampado no rosto, ela nos levou dos ritmos africanos do seu mais recente trabalho, aos seus grandes sucessos anteriores. E ainda guardou para o “bis” um momento especial: parecia que a bateria da “Vila Isabel” (escola de samba do coração da cantora) estava ali, no Paço. De arrepiar.
                Após um intervalo para abastecer o corpo, voltamos à Riachuelo, para a última apresentação da Virada Cultural: Erasmo Carlos e banda. Disco novo, show novo, elogiadíssimo pela crítica. E pude ver por que. Rock’n Roll na veia, contagiante. Teclado, baixo e bateria, segurando a onda, para que três guitarras enlouquecidas (quatro às vezes, quando Erasmo também tocava) levassem a galera a loucura, com riffs perfeitos e solos geniais. Dadi, lenda no baixo (Novos Baianos, A Cor do Som, etc...) empunhava uma destas guitarras, que foram tratadas com o devido carinho, como pede o trecho da música do Tremendão: “... A guitarra é uma mulher...” – cantada durante o show. Como um menino, feliz e emocionado, Erasmo comandava tudo. Ecológico, idealista, mas acima de tudo, roqueiro, ele fez sorrir e chorar milhares de curitibanos, uns recordando os seus tempos de juventude; outros - e foram muitos – jovens de hoje, que não viram a fase áurea do Tremendão, cantando e dançando sucessos de mais de 30 anos. E reverenciando Erasmo Carlos, como ele realmente merece. Os novos arranjos para os velhos sucessos deram vida nova aos grandes clássicos, e jovens e menos jovens cantaram: “... Eu sou o Lobo Mau, eu sou o Lobo Mau...”,  “... de que vale o céu azul e sol sempre a brilhar...”, “... vejam só em que Festa de Arromba, outro dia eu fui parar...”, entre outras inesquecíveis canções do Tremendão. Valeu Erasmo!!!  Você foi o “Cara” da Virada.
                Ao final do espetáculo - por volta da 5 horas da tarde – seguimos, eu e Angela – meu amor há 27 anos – de mãos dadas, até a parada do Expresso, ao lado do Correio Velho. Do final do show, até chegar a minha casa, no Conjunto Solar, que fica no bairro do Bacacheri, levamos somente uns 30 minutos. É... só Curitiba mesmo... por isso dá orgulho viver aqui.

FURACÃO GUERREIRO
                O Atlético foi valente, na noite de ontem, ao enfrentar e vencer o Flamengo, na cidade de Volta Redonda. Com um sistema defensivo muito bem armado pelo xará Sérgio Soares, e com exibição de gala do jovem goleiro Neto, o Furacão deu importante passo para a sonhada vaga para a Libertadores da América. O gol solitário, mais uma vez, foi marcado pelo interminável Paulo Baier, o maestro rubro-negro. Agora, o nosso único representante na Séria A, do Brasileirão 2010, está a dois pontos do Botafogo, hoje o dono da última vaga à Copa Libertadores. Domingo, às 19:30, o Atlético pega o Grêmio Prudente, lanterna do Brasileirão, na Arena da Baixada, enquanto o Botafogo joga, na próxima quarta-feira, contra o Ceará, em Fortaleza. Chance de ganhar e ultrapassar o alvinegro carioca e ganhar a quarta posição. Casa cheia na Arena. Dia de rubro-negro fazer ferver o Caldeirão.

CARIMBO NO PASSAPORTE

                Amanhã, às 9 da noite, em São Januário (campo do Vasco), na cidade maravilhosa, o Coxa vai carimbar o seu passaporte para a elite do futebol brasileiro de 2011. Acredito que nem a boa campanha do Duque de Caxias pode segurar o “Ver dão”. Os comandados do genial Ney Franco precisam buscar o pontinho que falta para concretizar o tão sonhado acesso à Séria A. Intuo que virão três pontos. O Rio de Janeiro trás sorte ao Coxa, pois foi lá a conquista do maior título alviverde: o Campeonato Brasileiro de 1985. Que assim seja.


NEDO XAVIER NA FINAL COM ITUIUTABA-MG

O Ituiutaba-MG venceu o Criciúma nos pênaltis hoje e está na final da Série C 2010.
Agora a equipe treinada pelo paranaense Nedo Xavier faz a final contra o ABC –RN. Na semana passada, o Ituiutaba já havia empatado em Criciúma em um gol. Neste domingo, o resultado se repetiu e com a vitória mos pênaltis, irá fazer a final inédita na próxima semana. As duas equipes já estavam classificadas para a Série B do ano que vem.  A campanha do time mineiro está acima da expectativa, já que é uma das equipes com menor investimento na competição, fato que enaltece ainda mais a campanha de Nedo e seus comandados.
                Dias atrás, postei artigo sobre os grandes profissionais da bola, formados aqui no Paraná. Não me perdôo pelo esquecimento do nome do grande técnico, Nedo Xavier. Ele já vem fazendo grandes campanhas, principalmente em equipes do interior de Minas Gerais, e agora leva o Ituiutaba à Série B do Brasileirão 2011, e ainda pode ganhar um título nacional, se vencer o ABC, de Natal, adversário da final. Dá-lhe Nedo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário