quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O CORITIBA VOLTOU


O VERDÃO VOLTOU

                Quase um ano depois daquela vergonhosa tarde, no Couto Pereira, quando o Coritiba ao empatar com o Fluminense, caiu para a Série B do Brasileirão, e centenas de desequilibrados, baderneiros, vândalos ou criminosos – como preferirem – invadiram o gramado para agredir atletas locais e adversários, árbitros, policiais e quem mais os enfrentassem, o Coxa está de volta à Série A. Parecia uma tarefa quase impossível quando se confirmou a pena de 10 jogos fora do Couto. Mas o Coritiba superou tudo, e com três rodadas de antecedência, comemora o tão sonhado acesso. E acredito que venha também o título da Série B 2010, mais saboroso ainda, por todas as dificuldades enfrentadas e superadas.
                A vitória por 3x2, contra a boa equipe do Duque de Caxias, ontem à noite, no Rio de Janeiro, coroou a brilhante campanha alviverde. Foram 20 vitórias e sete empates, que levaram o Coritiba de volta à elite. E que por aí permaneça um bom tempo. Para sempre, se possível.
                O técnico Ney Franco cumpriu sua promessa: recolocou o Coxa na Série A, onde o havia encontrado, e agora segue para servir à Seleção Brasileira Sub-20. Ney foi o grande responsável pelo sucesso desta empreitada. Com a serenidade que lhe sobra, acalmou os ânimos de todos – dirigentes, atletas, torcedores e imprensa - no início da competição, mostrando que não era impossível se manter vencendo, mesmo que mandando os jogos em Joinville. Superado este trauma, que para alguns se mostrava intransponível, o Coritiba assumiu o seu protagonismo, e encarou todos de cabeça erguida, em qualquer lugar, se mantendo sempre entre os quatro primeiros. Valeu, Ney. Mais um grande trabalho deste grande cara, deste grande profissional.
                Sou um dos que sempre entendeu – e quase fui crucificado por isso – que a pena imposta ao Coritiba deveria ser rigorosa. E confesso que os 10 jogos, no meu entender, foram pouco, tal a gravidade do ocorrido naquele dia. Sempre defendi o bom ambiente nos estádios de futebol, a competição saudável, o respeito ao torcedor. Aquela brutalidade toda não poderia passar em branco. Concordo com alguns que diziam que só o Coritiba foi punido, sendo que outros clubes não tiveram punição nenhuma, em ocasiões parecidas. Mas acredito que um dia isso teria que mudar... e mudou. Hoje, qualquer ação bárbara como aquela terá de ser punida com rigor, pois se o Coritiba pagou, os outros também terão que pagar, se infringirem a lei daquela forma. Torço que isso não ocorra nunca mais, em nenhum estádio brasileiro. Prefiro a deslumbrante jogada de Tcheco, e o gol inesquecível de Marcos Aurélio, ontem à noite, contra o Duque de Caxias. É para isso que existem os estádios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário